O grupo paranaense dá passos para atuar no varejo multimarcas
O Grupo Boticário deu ontem (9) um passo para se aproximar
das consumidoras das classes C e D ao comprar a marca Vult, fundada em
Mogi das Cruzes (SP) há 13 anos e que durante a crise econômica vinha
crescendo entre 40% e 50% anualmente graças à sua proposta de preços
baixos. O Boticário não revelou o valor da aquisição, mas a reportagem
apurou que a receita anual da Vult hoje gira em torno de R$ 300 milhões.
Depois de lançar uma série de marcas próprias entre 2011 e
2013 – entre elas Quem Disse, Berenice?, Eudora e The Beauty Box – e de
firmar sua marca principal nas vendas diretas, um território que
tradicionalmente era ocupado por Avon e Natura, o Boticário agora dá
passos para atuar no varejo multimarcas.
Embora a Vult tenha alguns pontos de venda próprios, em
especial quiosques, fontes do setor de cosméticos dizem que o forte da
empresa são as vendas em distribuidores, farmácias e supermercados.
Tendo como carro-chefe uma linha de maquiagem voltada às
classes C e D, a Vult tem produtos vendidos a menos de R$ 10 – valor
mais baixo do que o praticado pela Quem Disse, Berenice?, cadeia do
Grupo Boticário voltada principalmente à maquiagem.
Crescimento. Nos anos de crise, entre 2015 e 2017, disse uma
fonte do setor de cosméticos, a proposta de valor da companhia agradou
às consumidoras e garantiu um forte crescimento à empresa. Hoje a
empresa teria uma fatia de 30% no mercado multimarcas.
De acordo com dados da consultoria Euromonitor, a aquisição
vai adicionar 4 pontos porcentuais à participação do Grupo Boticário no
mercado nacional de maquiagem, do qual passará a deter mais de 15%. Será
o suficiente para a empresa ultrapassar a Natura e conquistar a segunda
posição no segmento, que continuará a ser liderado pela Avon, que detém
24% das vendas de maquiagem no País.
O negócio marca um raro movimento do grupo paranaense, que
faturou R$ 12,3 bilhões no ano passado, com alta de 7% ante 2016, no
mercado de fusões e aquisições. Em 2013, a empresa havia comprado uma
fatia da distribuidora de perfumes Frajo, que também tem a Coty entre
suas acionistas.
Comando. O Grupo Boticário passará a ser dono de 100% do
negócio, mas os fundadores da marca, Murilo Reggiani e Daniela Cruz,
permanecerão à frente do negócio, pelo menos neste primeiro momento.
Procurados, o Grupo Boticário e os fundadores da Vult não quiseram dar
entrevista. O Boticário alegou que o negócio depende de aprovação do
Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para ser concluído.
Segundo apurou a reportagem, no entanto, Reggiani foi a
força criativa por trás da criação da Vult, enquanto Daniela entrou com a
maior parte do capital do negócio, aberto em 2004. Uma fonte próxima à
empresa contou que, após quase se formar em engenharia, o empresário
decidiu se dedicar à venda de cosméticos.
Começou trabalhando para a Max Love, mas, depois de essa empresa enfrentar dificuldades, decidiu abrir seu próprio negócio.
Por Estadão Conteúdo
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Publicado primeiro em Portal Banda B » Boticário mira classe C e compra a marca de cosméticos Vult, conhecida por preços baixos.
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